Dizaine

Ah… e eu tinha pensado, e resolvi que vou falar um pouco mais do que eu faço. Não de maneira enfadonha, mas pelo menos de uma maneira menos pentelha, além daqueles “tou trabalhando”.
Então vamos lá:
Vocês já viram a propaganda nova do leite parmalat (aquela da garrafa plástica, com tampa rosa)?
Não, não vou falar da propaganda, que aliás possui alguns textos muito divertidos. O assunto é: cadeira e mesa(!!). Pois sim, é com isso que eu também trabalho.
A cadeira branca que é utilizada na propaganda foi projetada nos meados da década de 50, por um tiozinho chamado ARNE JACOBSEN, e é construída em madeira laminada, e possui algumas variações nos pés (com rodízios e fixa). Popularmente, é chamada de “Dinamarquesa”, e faz parte da linha “Series 7” (ou 3107). Em outro dia, eu tento explicar o processo de laminação de madeira pra quem não souber.
E continuando… A mesa (ao que parece, já que aparece somente parte do pé, e o tampo) é um modelo projetado por um outro tio, chamado Eero Saarinen, em 1956 mais ou menos. Feita em alumínio fundido pintado, é uma outra obra prima, e que até hoje permanece atual.
Na Tok & Stok vocês podem encontrar algumas “réplicas” da cadeira (na verdade, de um outro modelo, chamado “Ant” pelo Jacobsen, e de Bunny 2 pela Toquestoque), e na Forma as licenciadas.
E esse é um gancho pra quem mora em Sampa, e que quer ver algumas preciosidades que esse cara desenhou. Lá no INSTITUTO TOMIE OHTAKE (também conhecido como a “carambola do Ruy Ohtake”) perto do Pirajá, na Av. Faria Lima, rola uma exposição comemorativa pelo centenário do Jacobsen até dia 7 de julho. Eu ainda não fui. Mas vou. Alguém me acompanha??
Como dizemos, por aqui, o bom desenho é atemporal.
E não é que eu tenho assunto pra escrever aqui? 🙂 eehe