Funk…
Agora funk… Calma, não é o funque.
Andei escutando Afrika Bambaata, que é das antigas, mas está em atividade ainda hoje. Eles fizeram aquela música maravilhosa da propaganda da Nike (do Basquete, freestyle). Propaganda muito bem criada, dirigida, e a trilha sonora do grande K.
E para quem tiver a chance, e quiser ver de onde o pessoal do “funque” carioca rouba uma das levadas mais comuns, ouça Planet Rock, do Afrika Bambaata. Erick B. & Hakim, com Paid in Full também é referência. E Front242 (que não é funk… é dos 80’s, um techno industrial das antigas). Grandmaster Flash, Chaka Khan, LL Cool J, Kurtis Blow, e a lista aumenta. Prince também já foi sampleado / roubado. E por aí vai. Me revolta essa mania desse pessoal se apropriar do talento de outros, colocar um tema horrível em cima, vender pacas, e não informar de onde saiu aquela levada. Brasileiro tem capacidade para fazer MUITO mais. Por isso me irrita essa falta de consistência.
Se vocês vissem a quantidade de versões que os “manézinhos gringos” gravaram de Samba de uma nota só, Desafinado, Garota de Ipanema, vocês iriam ficar espantados. MUITOS daqueles caras, se não todos que eu citei no post sobre jazz, têm uma versão pelo menos. Pra quê copiar???
Argh. Mediocridade é um lixo.