Trabalho…

Bom, agora estou com pregui… e vou escrever sobre trabalho, ao invés de trabalhar. Hm… vou ter que ser breve. Tenho um caminhão de coisas por aqui.
Em primeiro lugar, para aquelas pessoas pós-puberdade, que ainda não sabem o que fazer da vida, um conselho: não escolham uma carreira que vocês não gostem, por mais que dê dinheiro. Trabalhar sem tesão não rola. É um saco. É infernal. Em suma: sucks.
Felizmente, (por eliminação, é bem verdade), caí numa área que me deixa satisfeito. Ainda não financeiramente, mas vai rolar também. Arquitetura. Coisa de viado, muita gente diz. Ha. So what?
Engenheiros civis de plantão: não… eu não fui macho o suficiente pra fazer engenharia. E não faço decoração também. Piadinha mais batida né? 😛 Não quero iniciar uma flame war por aqui. Só acho engraçado o fato de muita gente ter uma idéia fixa sobre o que as pessoas fazem. 😛
Na verdade, não tenho muito contato com a parte de obras civis.
E o que eu faço, afinal? Duas coisas, basicamente: pesquisa na área acadêmica, e trabalho como todo pobre brasileiro. Não nasci em berço de ouro, e ainda não ganhei na mega sena.
Aqui no laboratório (na verdade são dois), fazemos de tudo um pouco: programação visual, desenho industrial, diagramação / editoração… e projetos de arquitetura, é claro. Tudo isso para adaptar e adequar as salas de aula dos cursos de graduação para as necessidades de hoje. Eu fico embasbacado como a preguiça impera em alguns setores públicos. Desde quando uma sala de aula para o curso de Odonto é IGUAL à uma sala de um curso de Economia? O pessoal parece preferir o modelo “projeto-carimbo”. Sala de aula para 40 lugares: carimbo sa40. Auditório para 150 pessoas: carimbo au150. E fica por isso mesmo. Eles devem achar que padronização é REPETIÇÃO. Aliás, sobre a questão de “criar e projetar” eu divago depois.
No outro laboratório, o projeto é um pouco diferente. Um navio. É, aquela coisa monstruosa, que colocamos na água e não afunda. Tem gente da Naval e do Oceanográfico, em três equipes multidisciplinares. Da FAU, é uma equipe com três subdivisões: Arranjo geral, layout, circulação e arquitetura naval em geral; ergonomia; e programação visual e sinalização. Muito legal. A página entra no ar em breve. Eu aviso.
Bom, falo do escritório depois. E falo de uma outra paixão também depois: móveis. Mas é basicamente o mesmo assunto, pois o escritório faz desenvolvimento de objetos (móveis é o nosso grande tesão), programação visual, desenho industrial em geral, modelagem e prototipagem, diagramação / editoração / “design” gráfico, e mídias interativas (o tal do uébidesáin, e multimídia desáin).
Volto depois. Inté. 🙂
Bom dia pra quem passar por aqui!! E hoje é sexta-feira!!!!